10 fatos sobre o Nike Air Pegasus que você não sabia

10 fatos sobre o Nike Air Pegasus que você não sabia

Em 1983, a Nike lançou o Pegasus – tênis que se tornaria um corte universal para todos os corredores. Eles deveriam simbolizar movimento, velocidade e dar a impressão de voar. Portanto, eles foram equipados com amortecimento de ar e nomeados após o mitológico cavalo alado Pegasus.

A Nike introduziu o Air Pegasus como um tênis para todos os corredores em 1983.

Ao longo de 36 anos de carreira, o Pegasus passou por significativas modificações tecnológicas e resistiu aos treinos diários de inúmeros corredores e atletas amadores. O modelo nem sempre foi o orgulho da Nike. Abaixo estão os 10 fatos mais interessantes sobre este modelo e 10 corredores famosos usando este sapato.

10 corredores famosos que treinam no Nike Air Pegasus

1. Joana Benoit Samuelson
2. Mateus Centrowtiz
3. Timóteo Cheruiyot
4. Amy Cragg
5. Lelisa Desisa
6. Evan Jager
7. Geoffrey Kamworor
8. Eliud Kipchoge
9. Fé Kipyegon
10. Bernardo Lagat

Os fatos mais interessantes sobre o Nike Air Pegasus

1. É o modelo de corrida da Nike mais vendido de todos os tempos.

2. Mark Parker, atual CEO da Nike, foi membro da equipe responsável pela criação do Pegasus original. Na época, no entanto, ele ocupava o cargo de gerente no departamento de design avançado e diretor do departamento de projeto e construção.

3. O Pegasus foi o primeiro modelo a usar a Air Wedge, uma unidade Air que fica apenas sob o calcanhar. De acordo com o catálogo da Nike de 1982, “o Air Wedge amortece os choques 12% melhor do que o forro EVA que substituiu”. Curiosamente, inicialmente este modelo chamava-se Air Wedge Trainer.

4. Em 1987, uma versão infantil deste modelo foi lançada.

5. O airbag de ar visível foi introduzido no modelo Pegasus em 1996.

6. Acredita-se que o fundador da Nike, Phil Knight, esteja usando o Pegasus preto neste momento. Ele já foi visto nesse modelo em recepções oficiais, durante aparições públicas, bem como entre reuniões na sede da Nike em Beaverton, Oregon (EUA).

7. Em 1997, a licença para a produção do Pegasus foi temporariamente suspensa. Em 1998, o modelo apareceu com o nome Arma, mas a tecnologia praticamente permaneceu a mesma. Em 2000, ele retornou oficialmente como o Air Pegasus 2000, projetado pelo criador do Air Max Plus, Sean McDowell. Fazia parte da coleção Bowerman Series criada por corredores para corredores.

8. Em 2004, surgiu a primeira versão do Pegasus adaptada à anatomia do pé feminino. Entre outras coisas, o nível de apoio no meio do sapato foi reforçado. No entanto, foi somente em 2006 que essa foi considerada uma característica específica de gênero. A versão 2018 usa espuma Cushlon especialmente adaptada ao pé de uma mulher pela primeira vez.

9. Este é o primeiro tênis Nike que não é de basquete a usar o fecho FlyEase.

10. Em 2018, inspirando-se no Zoom Vaporfly 4%, o Pegasus foi equipado com um airbag Zoom completo pela primeira vez. Para provar que o travesseiro Air pode dobrar como um prato de carbono, os designers aqueceram o travesseiro no micro-ondas e o envolveram em torno de uma cerveja.

Cinco edições limitadas exclusivas

1988

O Air Pegasus ACG masculino apresenta cabedal de couro sintético e biqueiras de borracha para fornecer aos corredores calçados adequados para climas mais frios e corridas em trilhas.

https://blog.eobuwie.com.pl/wp-content/uploads/2019/07/1988_Air_Pegasus_ACG_79143-1536x1087.jpg

1991

O modelo Air Pegasus A/T masculino é confeccionado em couro preto e cinza natural e sintético para correr em qualquer tipo de superfície.

https://blog.eobuwie.com.pl/wp-content/uploads/2019/07/1991_Air_Pegasus_A_T_79144-1536x1061.jpg

1991

O Air Pegasus Racer é uma versão mais leve do Air Pegasus projetado para competições.

https://blog.eobuwie.com.pl/wp-content/uploads/2019/07/1991_Air_Pegasus_Racer_79145-1536x1152.jpg

2003

O modelo Air Trail Pegasus foi equipado com um piso durável com textura de waffle, que deveria proporcionar melhor aderência em superfícies molhadas. A parte superior é feita de malha respirável e a biqueira de borracha protege adicionalmente a área dos dedos.

2017

Para comemorar os sucessos de Mo Farah, a Nike criou uma edição personalizada dos tênis de treino favoritos dos corredores. Air Zoom Pegasus Mo Farah remete a fatos da vida de um corredor de maratona: a cor vermelha remete ao seu time de futebol preferido, a bandeira Union Jack simboliza o título de nobreza que lhe foi conferido pela Rainha Elizabeth II, e detalhes dourados – nove medalhas de ouro.